A prisão de ventre é um tema comum que encontro quando faço a anamnese de um paciente, principalmente entre mulheres. Estudos científicos* corroboram a prevalência de prisão de ventre entre mulheres e também mostram que com a idade, essa questão tende a piorar.
Uma pesquisa** feita em 7 países, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Coreia do Sul, Brasil e Estados Unidos, relacionando a constipação com a qualidade de vida, relatou que a percepção de qualidade de vida é pior para pessoas com prisão de ventre. No Brasil, a pesquisa revelou que 35,8% dos entrevistados têm sua vida social afetada devido à constipação.
Você acha que tem prisão de ventre?
Segundo o Ayurveda é muito importante ter movimentos intestinais diários. Então mesmo um dia sem evacuar já seria uma prisão de ventre, é claro que o contexto de cada indivíduo (e sua experiência da situação), principalmente no Ayurveda é muito mais importante do que qualquer definição de tamanho único do que é saudável ou normal.
O que é prisão de ventre?
A prisão de ventre é uma condição pela qual as fezes se tornam difíceis de passar, ou param de se mover completamente por algum tempo. No entanto, a prisão de ventre é tipicamente acompanhada por um ou mais dos seguintes sintomas:
1. Fazer um grande esforço durante um movimento intestinal
2. Ser incapaz de ter um movimento intestinal
3. Uma sensação de que um movimento intestinal estava incompleto
4. Um sentimento de ser bloqueado
5. As fezes em si podem ser secas, duras e parecidas com pelotas (mas não precisa ser para que alguém esteja sofrendo prisão de ventre)1
Como essa questão é tão comum, quis compartilhar a visão Ayurvédica em relação ao tema de constipação e dar sugestões de como melhorar os movimentos intestinais. No entanto, se a sua prisão de ventre é incomum para você em sua intensidade ou duração, ou se está ocorrendo com mais frequência do que ocasionalmente, também é importante que você consulte um médico.
A Perspectiva Ayurvédica
Segundo Ayurveda, a constipação ocorre quando as qualidades frias e secas de Vata perturbam o cólon, inibindo seu bom funcionamento. O remédio é adicionar calor, óleo e hidratação ao sistema, a fim de combater o excesso de vata.
Todas as pessoas devem evacuar pelo menos uma vez por dia. Algumas precisam cuidar para não evacuar mais de 3 vezes por dia, cortando alguns produtos que estimulam a eliminação. Outras não precisam pensar nisso, funcionam como um reloginho. E outras, ainda, precisam desenvolver estratégias para conseguir a evacuação diária. Não existe a pessoa que possa ficar saudável sem a evacuação diária.
10 práticas que para evitar a constipação
1. A primeira ação reguladora poderia ser ingerir mais fibra (contida em frutas e verduras) e mais água quente (chá) ao longo do dia.
2. Tomar 1 ou 2 copos de água morna logo ao levantar-se de manhã. Não se deite novamente depois de ingerir essa água. Ao contrário, o ideal é fazer algum exercício, ainda em jejum, como a saudação ao sol, por exemplo.
3. Antes de dormir, ferver uma colher de sopa de sementes inteiras de linhaça com 250 ml de água, por 5 minutos, coar e beber o líquido antes de dormir. No dia seguinte tomar um copo de água morna em jejum.
4. Em vez do chá de linhaça à noite, pode tentar também, como um estimulante suave para evacuar logo cedo no dia seguinte, um copo de leite morno com uma colher de chá de manteiga ghee, temperando com canela e cardamomo 5. Fazer as refeições em horários regulares, sem beliscar durante os intervalos.
5. Praticar atividades físicas.
6. Não resistir à vontade de ir ao banheiro.
7. Evitar alimentos com farinha branca, principalmente à noite (pão, pizza).
8. a. Evitar comidas frias, e bebidas geladas.
8. b. Usar frutas secas apenas depois de hidratá-las
8. c. Usar feijões, lentilhas e outras leguminosas apenas depois de deixá-las de molho durante pelo menos 8 horas. Cozinhar usando gengibre, louro e especiarias como cominho e coentro. Não consumir feijões se ainda tomando esses cuidados eles produzirem gases
9. Fazer uma massagem no abdômen com óleo de gergelim, no sentido horário, desde o umbigo, em espiral para fora. 10. Em casos graves de constipação pode-se usar uma colher de sopa de óleo de rícino, tomado à noite, antes de dormir. O óleo de rícino é para uso pontual e não para constipação crônica, porque gera dependência. Outro laxante forte seria uma colher de chá de folículo de sene para um copo de água, em infusão. Também só para um caso agudo, para resolver no ato.
Dani Dupont - Terapeuta Ayurvédica
Daniella Dupont, autora do livro Saberes dos Sabores - Ayurveda nas Panelas, é terapeuta ayurvédica pós-graduada pelo Instituto Naradeva Shala, com especialização em Saúde da Mulher. Completou seus estudos na Índia, no Hospital Escola AVP (Arya Vaya Shala Pharmacy), em um curso avançado de Ayurveda e fez também uma especialização em Nutrição e Culinária Ayurvédicas nessa mesma instituição em Coimbatore, Índia. Viajou diversas vezes para a Índia como tradutora de Cursos Avançados de Ayurveda. Atualmente, além de realizar terapias individualizadas, é a Coordenadora Geral do Curso de Formação em Ayurveda do Holon de Estudos Sampurnayus e do Curso de Fortalecimento da Imunidade.
Comments