top of page

Diário da Índia - Diferenças e Similaridades

Dani Dupont, terapeuta ayurvédica, está na Índia, levando sua turma para a conclusão do Curso de Formação em Ayurveda. A primeira parte da viagem é turística e o grupo está visitando o sul da Índia. Ela se propôs a fazer um diário comentando as diferenças entre o que nos une e o que nos separa . Eu, Fabiana Dupont, irmã de Dani e diretora de mídia do Holon de Estudos Sampurnayus passarei para o blog suas observações.


25 de janeiro de 2020

A primeira reflexão será sobre a foto abaixo: uma praia cheia de gente, num dia quente de verão e todos de roupa! Causa estranheza né? O que me une e o que me separa deles?


Esta é a sexta vez que venho para a Índia. Desta vez me acompanham jovens estudantes que estreiam o olhar nesta terra de surpresas, extremos, intensidade. Elas me perguntam aquelas mesmas perguntas que me fiz na primeira viagem: Por quê tanta sujeira? Por quê não tem calçada? Os homens que andam de mãos dadas são gays?

E por aí vai. Acompanho amorosamente os olhos delas fascinados pelas enormes diferenças. Refaço o caminho que percorri em todas estas viagens e percebo que é hora de uma reflexão mais profunda para não cair no automático: não dar respostas automáticas, não olhar com olhos automáticos, não colocar uma armadura no coração. Isto combina com o que estou fazendo em outras esferas de minha vida. Não quero endurecer ao envelhecer. Como bem disse Raul Seixas: eu prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter uma opinião formada sobre tudo.

Acho que o olhar é o primeiro que envelhece. Você olha e diz: já sei, já vi, já provei. E a partir daí não aprende nada não vê nada não sente nada. É triste mas tão comum. Tenho que me esforçar pra não cair nessa mesmice. É uma tendência , nem acho errado, mas escolho tentar outra coisa. Ver com olhos frescos o que a vida me apresenta. E se parece igual, busco uma reflexão diferente das que já fiz antes, tentando expandir minha consciência mais além de minhas ideias feitas. Você quer tentar me acompanhar? Nem sempre vou conseguir te responder, mas sempre vou ler seus comentários, se quiser fazê-los! Bem, agora tenho que sair, demorei em escrever esta introdução e hoje vamos visitar o mercado das especiarias e uma lavanderia das antigas. Depois comento sobre a praia com todos usando roupas. Por agora, olha de onde estou escrevendo:



9 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


Laercio ianicelli junior
Laercio ianicelli junior
27 de jan. de 2020

Que delíca aconpanhá-los daqui... Consegui através desse pequeno vídeo, lembrar do cheiro, aromas, os pássaros.. enfim, que gostoso! Aproveitem


Curtir
bottom of page