Gengibre: Zingiber officinale
O Gengibre no Ayurveda
Rasa: picante, doce
Virya: quente
Vipaka: Doce
Ação nos Doshas: seco, pacífica Vata e Kapha e aumenta Pitta Gengribre fresco: tridosha
Indicações no Ayurveda: estimulante, diaforético, expectorante, carminativo, analgésico, excelente para resfriados, gripes, indigestão, dor abdominal, artrite, hemorroidas, dor de cabeça e laringite. É a melhor e mais sátvica das especiarias de acordo com o Ayurveda. Era chamado “o remédio universal” pelos antigos. Com mel pacífica Kapha. Com sal pacífica Vata. O gengibre seco é mais quente que o fresco, portanto é melhor para reduzir Kapha e aumentar Agni. O gengibre fresco é melhor para tosse, resfriado, vômito e para pacificar Vata. Externamente pode-se fazer uma pasta e colocar na testa para tratar dor de cabeça. O gengibre é essencial nas dietas de desintoxicação e em casos simples de indigestão e para isso toma-se um chá forte de gengibre. Deve ser usado sempre que cozinhamos leguminosas, feijão, grão de bico e lentilha porque é de grande ajuda na digestão e na prevenção na formação de gases.
O Gengibre na História
O gengibre é uma especiaria muito conhecida e vem sendo utilizada há mais de três mil anos. Apesar de ser popular na Roma Antiga, quase desapareceu da Europa após a queda do Império.
Da mesma família do cardamomo e da cúrcuma, aparece no Kama Sutra como uma especiaria afrodisíaca devido ao seu aroma e propriedades vaso dilatadoras. Dizem as más línguas que madame Dubarry, amante mais famosa do Rei Luis XV, servia generosas porções de gengibre aos seus amantes, que ficavam em estado de completa e total submissão.
Hoje em dia, o gengibre é bastante comum em diversos países, mas na cozinha asiática e caribenha é um ingrediente essencial, sendo frequentemente adicionado a carnes, peixes e mariscos e usado em conservas, molhos engarrafados e chutneys. No Brasil é usado no quentão, bebida típica de Festas Juninas.
Como Comprar Gengibre:
observe que a raiz deve ser grossa e não deve estar murcha e a polpa tem que ser firme e pouco fibrosa. O sabor do gengibre fresco difere ligeiramente do seco que é menos picante. O gengibre fresco, descascado e ralado até formar uma pasta, é empregado em vários tipos de curries. O gengibre comprado em pó tem todos os defeitos das especialistas moídas. Pode ter sido usado um gengibre de má qualidade ou pode estar adulterado, de todos os modos perdeu grande parte do seu óleo essencial. Se for usar usá-lo seco é melhor comprar um gengibre inteiro: amasse-o bem para que se abra ou use um moedor de café usado só para especiarias. Após moído pó deve ser usado imediatamente.
RECEITA
Sopa Cremosa de Vegetais Verdes com Leite de Coco e Gengibre
Ingredientes
1 xícara de Ervilhas inteiras partidas ou congeladas
1 xícara de vagens grosseiramente picadas
1 abobrinha picada
2 xícaras de caldo de legumes*
1 colher de sopa de óleo de coco, Ghee, azeite ou óleo de sua preferência
1/2 cebola picada
1 colher de sopa de gengibre fresco picado
1/2 colher de chá de curry ou sua própria massala
2 xícaras de leite de coco natural**
1/2 colher de sopa de açúcar demerara - opcional
1 colher e meia de chá de sal de boa qualidade
Preparo
Lave as ervilhas e junte as com o caldo de legumes numa panela. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo até que fiquem macias. Se usar ervilhas congeladas, adicione-as no passo a seguir. Acrescente as vagens e a abobrinha e cozinhe por +10 minutos. Enquanto os vegetais cozinham, aqueça o óleo em uma frigideira pequena e salteie a cebola e o gengibre em fogo médio até dourarem levemente. Adicione a massala ou curry e misture bem por 30 segundos para liberar o aroma. Coloque esse refogado na panela com legumes e adicione o leite de coco, o açúcar e o sal. Volte a aquecer em fogo baixo por 5 minutos para incorporar os sabores. Bata a sopa no liquidificador até obter um creme homogêneo.
*Caldo de Legumes 1/2 cebola 1 cenoura 1 talo de salsão Louro, talos de salsinha, alfavaca ou ervas de sua preferência Talos, folhas, e cascas de legumes residuais do preparo das suas receitas 4 grãos de pimenta do reino 3 l de água Leve todos os ingredientes ao fogo deixe levantar fervura. Abaixe o fogo cozinhe por 30 minutos. Coe com uma peneira e reserve.
**Leite de Coco Natural Polpa de um coco em pedaços. Se encontrar ralado na feira é ainda mais prático 1 l de água morna Coloque o coco no liquidificador e bata com meio litro de água morna até moer completamente. Com um tecido fino (como voile) sobre uma peneira, coe o leite e esprema bem unindo as pontas do tecido e torcendo bem para retirar o máximo de líquido. Repita o processo com o restante de meio litro de água morna para extrair bem e obter um leite mais encorpado. Utilize logo a seguir ou guarde na geladeira por no máximo 2 dias. O leite irá separar quando repousar. Pode usar a parte de cima mais sólida separadamente em outra receita ou volte a bater para obter o leite novamente.
Comments