top of page

Retiro de Beleza e Saúde - Aldeia do Holon

O Retiro de Beleza e Saúde foi realizado na Aldeia do Holon, em Campos do Jordão, no fim de semana do dia 8 ao 10 de novembro. Foi o primeiro evento após a inauguração oficial do novo espaço que incluiu a construção de um salão com cozinha, banheiros e mezanino com camas, além de dois novos chalés.

O propósito da Aldeia do Holon, desde o início foi compartilhar um espaço natural muito lindo e experiências de vida construtivas, positivas e transformadoras. O Retiro uniu tudo isso em um fim de semana intenso e ao mesmo tempo relaxante.

Dani Dupont, Terapeuta Ayurvédica e Miguel Zaffuto, especializado em Relaxamento Acústico e Sound Healing, idealizadores do espaço, passaram dias pensando em atividades que se complementassem. Reuniram uma equipe entrosada e animada. Os terapeutas que executaram a massagem Abhyanga estão no final do seu segundo ano do Curso de Formação em Ayurveda realizado no Holon Urbano em São José dos Campos. Alimentados por dois anos com muita informação e prática, fizeram as massagens e os tratamentos faciais com entusiasmo e competência. Caroline Pontes, também professora do Curso de Ayurveda organizou a sessão com as máscaras faciais e as aulas de yoga. Wanda del Vechio, coordenadora do Curso de Formação em Ayurveda, deu uma palestra sobre “Princípios de Uma Vida Saudável” e colaborou na programação e execução do evento. A equipe da cozinha foi liderada por Mabel, Terapeuta Ayurvédica e Chef de Cozinha. Ela usou preceitos Ayurvédicos para preparar pratos vegetarianos leves, saudáveis e muito saborosos. Nem falar dos pães, que são sua especialidade. A equipe de apoio foi fundamental para que tudo transcorresse em harmonia e aqui gostaria de expressar nossa gratidão à Melânia, Mariza, Marquinhos, Bianca, Fabíola e Ana Maria.

Eu, Fabiana Dupont, irmã de Daniella registrei o evento e aqui vou compartilhar um pouco do que foi feito.

Na primeira noite, depois de todas se instalarem, comemos um jantar delicioso com creme de batata doce, gengibre e leite de coco, cuscuz marroquino, arroz integral, quibe de abóbora com castanha do Pará, pães artesanais feitos pela Mabel e hummus. Após o jantar tivemos uma deliciosa experiência musical, Bhajanam, com Miguel. Bhajan em sânscrito, significa reverência e também compartilhamento. Miguel tocou e cantou mantras e músicas que inspiram uma conexão entre o ser e o universo.


No dia seguinte tivemos yoga, massagens Abhyanga, máscaras faciais naturais, workshop de CNV, palestras sobre biotipo ayurvédico, princípios de uma vida saudável, tratamentos naturais e de noite uma vivência em Relaxamento Acústico.

No último dia, houve uma alternância de atividades para que os participantes pudessem vivenciar todas as experiências.

No final, Miguel nos presenteou com uma sessão onde cada um descobria seu mantra individual e um ritual de finalização.

Agora vou falar com um pouco mais de profundidade sobre algumas atividades realizadas.

MASSAGEM AYURVÉDICA ABHYANGA

A massagem Abhyanga no Ayurveda é uma prática recomendada para estimular força, saúde, imunidade e longevidade para o corpo. Ela é realizada com óleos naturais extra virgens aquecidos, como óleo de gergelim, coco e girassol, com algumas gotas de óleos essenciais aromáticos. No retiro, a massagem foi um luxo, porque ela foi realizada a quatro mãos. Os terapeutas treinaram previamente o movimento sincrônico para que as massagens fossem como feitas por um só ser com 4 mãos. Os ambientes foram cuidadosamente preparados e aquecidos. Tudo para manter o conforto permanente da pessoa. Essa massagem foi escolhida para que nossos convidados tivessem uma reconexão rejuvenescedora com seus corpos.


MÁSCARAS FACIAIS NATURAIS

As máscaras faciais seguiram uma sequência de 7 máscaras para cada pessoa. A primeira

máscara foi feita com cúrcuma e água, para uma limpeza profunda. A cúrcuma com suas propriedades anti-inflamatórias preparou a pele para as próximas máscaras. A segunda máscara era esfoliante e sua composição dependia do tipo da pele da pessoa. Foi feita anteriormente uma anamnese do tipo de pele da pessoa para ver quais eram as suas necessidades. Algumas tinham farinha de aveia e de amêndoa, e outras farinha de grão de bico e limão. A terceira máscara também era personalizada, podendo ser de aloe vera, água de rosas ou outro elemento adequado. Depois foi oferecida uma vaporização com uma decocção de alecrim e manjericão, para algumas pessoas, e para outras, eucalipto medicinal. Isso para abrir os poros e seguir com o tratamento. Em seguida, água fresca com camomila e água de rosas para o fechamento dos poros.

O objetivo final era uma pele limpa e radiante, com brilho que viesse de dentro para fora.

RELAXAMENTO ACÚSTICO

O relaxamento acústico é uma experiência meditativa profunda e individual de conexão. Ele inclui uma parte benéfica como a massagem sonora, física, e também gera um equilíbrio energético dos corpos sutis, além ser um espaço meditativo que leva a uma ligação com o mais alto estado de consciência. Tudo isso é produzido pelo relaxamento do corpo e pela influência dos instrumentos que produzem harmônicos naturais sobre o corpo físico, emocional, mental e espiritual, que é a sua experiência individual de unidade com o universo.

CNV – Comunicação Não Violenta

O CNV é uma técnica desenvolvida por Marshal Rosenberg, um psicólogo americano já falecido, que tem como objetivo melhorar a comunicação entre seres humanos. O workshop no retiro foi conduzido por uma pergunta: como expressar suas necessidades com mais chance de ser atendida/o.

Uma maneira de fazer esse exercício é observar o fato sem julgar, perceber que sentimento esse fato produz em você, assumir a responsabilidade por esse sentimento, verificar qual é a necessidade que precisa ser atendida, fazer um pedido, que não seja uma exigência, para que essa necessidade seja satisfeita.

Vamos dar aqui um exemplo simples mas muito prático: meu marido deixa todo dia as meias sujas no meio da sala, e eu vivo dizendo: nossa mor, você é muito bagunceiro, todo dia deixa a meia aí. Do fato em si, você o transformou em um julgamento dele, chamando-o de bagunceiro. Ou seja, as chances desse comportamento mudar são mínimas.

Como analisar o fato do ponto de vista do CNV? Essa meia largada no meio da sala produz que tipo de sentimento em você? Talvez seja raiva, porque você gosta de ter a casa arrumada. A sua necessidade de ter a casa arrumada é perturbada por ver as meias no meio da sala. O problema não é do seu marido, ele se sente bem colocando as meias no meio da sala. O problema é seu. É preciso assumir a responsabilidade por esse sentimento de raiva. Qual é a necessidade que você tem ao ver as meias? Ter uma casa organizada e para isso é preciso fazer um pedido, que poderia ser algo assim: meu amor, queria te dizer que estou com a necessidade de ter a casa arrumadinha, linda. Gosto de ver a sala limpinha e noto que de vez em quando suas meias aparecem no meio da sala. Eu queria te fazer um pedido, será que você conseguiria colocar as meias no cesto de roupa suja? Seria uma grande ajuda para mim, mas se você não conseguir, não se preocupe, que eu mesma coloco as meias no cesto. Dessa forma você não transfere o julgamento para ele. É uma questão sua. O pedido feito tem uma maior chance de ser atendido. Até porque você deixou claro que se ele não fizer, você vai fazer. A recepção desse pedido provavelmente leva o marido a ter uma necessidade de ajudar você e passar a colocar as meias no cesto.

Foi uma grande honra poder participar do Retiro de Beleza e Saúde e como parte da equipe agradeço a entrega, generosidade e alto astral de todos os participantes.

Um grande abraço iluminado e colorido,

Fabiana Dupont

161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page